escolha do que atender pelo atendente e senhas por serviços

ribeiroedribeiroed Entry Level
Prezados, sou novo por aqui e preciso de algo assim.
Que cada atendente possa escolher entre todos os serviços da unidade, aquele que lhe compete naquele momento apenas. Mas podendo mudar a qualquer momento.
Que para cada serviço haja uma contagem de senha (uma fila) e não uma sequencia numérica envolvendo todos os serviços.
Ex: Dr fulano senha 001, 002, 003...Dr Ciclano 001, 002,,,
Atualmente ficaria assim
Dr fulano senha 001, 002, 003 Dr ciclano 004, 005...

Alguém pode me ajudar? Já procurei mas não encontrei tópico referente. Obrigado.

Comments

• ribeiroedribeiroed Entry Level
    Situação de sequencia numerica distintas para cada serviço resolvido com o "incremental por serviço", não havia conhecido ainda esta possibilidade disponível no sistema.
    Agora preciso que o atendente consiga atender apenas um tipo de serviço em determinado momento, como ele pode escolher entre "convencional e prioridade" em "atendimento", gostaria que ele pudesse escolher qual serviço estara atendendo naquele momento entre todos disponíveis.

Alguém pode me ajudar? Grato.
  • netdadosnetdados Big Time
    Essa função nao existe no sistema.
  • macjaymacjay Entry Level
    Seeee eu não entendi errado... e eu acho que não entendi...
    é uma coisa que eu precisei hoje, e é o seguinte...
    logado como administrador. vai na aba Global...depois clica em Administração... depois clica em triagem
    em tipo de numeração... tem la "incrementação única"
    voce altera para "incrementação por serviço"

[nao sei se ja conseguiu isso]
    A Sequencia ele já descobriu onde é, ele quer é que cada atendente possa escolher seu próprio serviço, na tela atendimento, sem precisar mudar a configuração.

isso não existe, como falei antes, se alguem se disponibilizar a desenvolver é só entrar em contato. com o ribeiroed.
  • VeraVera Entry Level
    edited May 2017
    Olá,

Reforço a solicitação do @ribeiroed

"Permitir que ao selecionar o guichê o atendente possa escolher, na lista de serviços autorizados para ele, apenas os que está atendendo no guichê atual."

Imaginei algo semelhante a:

1) Na tela Atendimento, link 'Alterar' incluir a lista de serviços que o atendente tem permissão de atender naquela unidade, excluindo os que foram desabilitados na tela 'Configurações da unidade'.
    Hoje permite informar apenas balcão e prioridade / normal / ambos.

2) Na fila de senhas do atendente só mostrar as que são dos serviços e prioridade que ele está atendendo no momento.

3) Na lista de serviços da tela Encerrar atendimento só mostrar os serviços que ele está atendendo no momento.

4) Na lista de serviços para redirecionamento mostrar todos os serviços ativos para a unidade (tela Configuração da unidade) que o atendente não está atendendo no momento.

Assim posso ter atendentes 'polivalentes' (com todos serviços associados) e também criar guichês para serviços específicos, podendo a cada dia colocar um atendente diferente para um serviço.

Agradeço se puderem enviar dicas de quais arquivos devo alterar.
  • higorribeirohigorribeiro Entry Level
    Boa Tarde!

Vou dar minha opinião a respeito do assunto.

Hoje pelo sistema é possível efetuar tal procedimento. Mas minha opinião é de que essa responsabilidade recai ao gerente e ou supervisor da Agencia, ou gerente da unidade ou seja a alguém que tenha poder de decisão para intervir nas filas de acordo com a realidade no local.

Baseado nisso seria somente necessário alterar o cadastro do usuário, alterando os serviços na qual ele irá atender. Sendo os atendentes chamando as senhas na qual a fila esta em ordem.

Deixa aberto tal situação para escolha dos atendentes vai na contra mão de um sistema de gestão do atendimento.

Desta forma a solução seria somente alterar o cadastro do usuário (Global/Usuário/Acesso), modificando os serviços na qual ele irá atender. As prioridades já é possível ser realizado no modulo de atendimento.
    concordo.
  • MarcelFreitasMarcelFreitas Entry Level
    Acredito que se deixar ao prazer do atendente em escolher o serviço, pode acontecer do atendente escolher somente o serviço que ele tem mais afinidade, ou ainda o menos complicado..
    Concordo com o posição do Higor, pois quando implantei o sistema, tive problemas com atendente que só queria chamar atendimento para o que estava mais acostumado a fazer e não todos os tipos de serviços
  • VeraVera Entry Level
    edited August 2017
    @higorribeiro @netdados @MarcelFreitas aqui na Prefeitura estamos usando uma mesma instalação (banco de dados) do NovoSGA para todos os locais onde há atendimento ao público (exceto unidades de Saúde).

Como são secretarias diferentes, a criação de usuários está centralizada com a equipe de TI de suporte ao usuário.

** Resumo da situação desejada**

- Menu unidade: Opção Usuário = associar / desassociar usuário à unidade atual e aos serviços da unidade
    - Tela Atendimento: Botão Alterar = permitir marcar serviços não atendidos
    - Tela Atendimento: Redirecionar = redirecionar para serviços que ele não atende ou marcou que não está atendendo no momento
    - Fila Atendimento: Não mostrar serviços marcados como não atendidos pelo atendente
    - Relatório gerencial: Serviços marcados como não atendidos de um período, por atendente

** Justificativa**

Como não posso liberar a tela 'Usuário' para os gestores de unidades, não é viável que a cada dia ou a cada abertura de guichê o gestor entre em contato com a equipe de TI para associar / desassociar serviços do atendente.

O ideal é que a administração de usuários fosse feita em 2 etapas:
    1) Criar / inativar usuário, registrar o nome, reinicializar a senha - equipe de TI (menu Global)
    2) Associar/desassociar usuário ativo a uma unidade e definir os serviços do usuário - além de continuar a ser feito pelo menu Global, permitir que o responsável pela unidade desse permissão pelo (menu Unidade)

Em relação ao dia a dia do atendimento, concordo que deixar para que o atendente defina o serviço pode dar espaço para os 'espertinhos', mas é gerenciável se:

A) Na tabela USU_SERV criar campo ATENDENDO aceitando os valores S ou N
    B) Criar tabela AUDITORIA e uma trigger de banco para registrar a data e hora em que o campo ATENDENDO foi alterado
    C) Sempre que usuário fizer login verificar se existe registro com ATENDENDO = 'N' e mudar para 'S', a trigger vai registrar automaticamente na tabela AUDITORIA
    D) Se usuário marcar serviço como 'NÃO ATENDENDO' a trigger vai registrar automaticamente na tabela AUDITORIA
    E) Fila de atendimento: não mostrar os marcados como 'NÃO ATENDENDO' para o usuário
    F) Relatório gerencial mostrando os dados da tabela AUDITORIA (permitir selecionar usuário e data)
    Se ele atende diversos serviços, mas sem justificativa está marcando que não atende alguns, o responsável pela unidade terá como comprovar o comportamento inadequado, o que pode até gerar uma advertência.

Havendo o controle e cobrança a atitude dos atendentes tende a ser a correta.

Se este controle for implementado vou poder:
    - ter guichê que atenda apenas um tipo de serviço
    - permitir que atendente redirecione para qualquer serviço que ele não está atendendo no momento

----------------------------------
    DÚVIDAS

Na versão 2 está previsto algo semelhante?

Alguém vê problemas na implementação desta solução? Algo que eu deva ficar atenta caso venhamos a implementar as alterações acima?
  • @Vera, bom dia!

Por que você não pode liberar a tela Usuários para o Gestor da Unidade?
    Em minha concepção, e diante do fato de que sou o único administrador do Sistema que está se espalhando rapidamente pelas unidades da Prefeitura de Santo André, fica IMPOSSÍVEL que eu atenda a toda a demanda!
    Inclusive o maior elogio ao NovoSGA é a facilidade e o poder de alteração de funções e atendimentos nas mãos dos Gestores.

Temos hoje, e estou escrevendo um Use Case do sucesso do Sistema, 4 Secretarias (11 Unidades) sendo atendidas pelo NovoSGA.

Estamos (neste caso meu colega Walmir têm feito mais que eu) trabalhando em alterações em várias áreas do Sistema. Quando estiverem implementadas e testadas vou compartilhar com aqueles que ainda estiverem utilizando a versão 1.5, afinal estamos todos juntos nesta viagem.

Estou bebendo da fonte do conhecimento do Rogério Lino, da mesma forma temos que compartilhar o pouco que conhecemos.

Estamos trabalhando para implementar algo como sua "tabela AUDITORIA". Assim que tiver algo palpável vamos conversar. ;-)
  • VeraVera Entry Level
    @fielcomunista, boa tarde!

Aqui em São José dos Campos o NovoSGA está em uso em 6 locais (4 secretarias) com 180 usuários ativos e emitindo cerca de 1600 senhas por dia.

Temos mais 4 locais onde já foi feita a apresentação, mas estamos aguardando os gestores autorizarem o início do uso.

Temos 2 administradores aqui na equipe de TI e a criação / alteração de usuários é feita pela nossa Central de Atendimento ao Usuário que atende rapidamente as demandas.

Como o NovoSGA ainda não tem o recurso de auditoria, para nossa realidade essa solução é melhor do que autorizar que os gestores das áreas acessem a tela de usuários.

Quando seu texto sobre o caso de sucesso estiver pronto você vai publicar aqui no Fórum no http://forum.novosga.org/categories/showcase ??

Fico no aguardo do texto, das alterações na aplicação e da tabela de auditoria para eu ver o que podemos incluir aqui.

Abraços,
  • Sim, @Vera, assim que estiver pronto publicaremos neste endereço nossa experiência.
    São muitas demandas e estamos alterando muitas coisas por conta de especificidades de alguns departamentos.

Hoje temos ativas 11 unidades, são 185 usuários e em média 1500 senhas/dia.

Segura aí! Vamos liberar códigos também no GitHub.

Beijos!
  • kikoguimakikoguima Entry Level
    edited March 2018
    @vera , estou com uma dificuldade, preciso que na hora que o atendente for abrir o guichê de atendimento ele escolha o serviço ao invés de tipo de atendimento, como eu faria isto?
  • kikoguimakikoguima Entry Level
    alguém pode me ajudar?
  • VeraVera Entry Level
    @kikoguima o NovoSGA não permite que o atendente escolha os serviços que vai atender, para ter esta opção é necessário alterar o código da aplicação.

Uma alternativa é investir R$900 no módulo vetor Dashboard
    http://shop.novosga.com/modulos-vetor/9-vetor-dashboard.html

Com esse módulo o supervisor da unidade pode incluir / excluir serviços dos atendentes de forma muito fácil, sem precisar da tela de cadastro de usuários.

Aqui na Prefeitura recomendei a aquisição.

Você pode ver este módulo em funcionamento na versão de demonstração do NovoSGA:

http://demo.novosga.org/login
    usuário = admin senha = 123456
    no menu: Global / Vetor Dashboard
Sign In or Register to comment.