Problemas Instalação novoSGA 1.2 em VM Ubuntu

@rogeriolino @dsilvestre
Olá pessoal.
Preparei uma máquina virtual em VmWare com Ubuntu Server, para instalar o novoSGA, dessa vez somente com Terminal.

Me deparei com algumas dificuldades após a instalação através deste Tutorial (http://doc.novosga.org/1.0/install.html#instalador-web). Verifiquei que a instalação via composer já instala a versão 1.2 (diferente do tutorial), não sei se isso influencia em alguma mudança.

Fiz algumas capturas de telas ilustrando minhas dificuldades, e as informações que creio serem necessárias para me ajudar (segue abaixo os links):

Link 01: Tela Geral exempleficando a dificuldade na instalação final via Navegador.
http://www.croif.com.br/tm/telageral.JPG

Link 02: Tela do final da instalação via composer, com algumas mensagens que não consegui interpretar se são erros por falta de alguma aplicação, ou se são mensagens normais.
http://www.croif.com.br/tm/telainstall.JPG

O que posso fazer? Preparo uma nova máquina do zero? Por um acaso não existe alguma ISO de uma máquina pronta?

Grato

Comments

• Bom dia Thiago. Olha, eu passei pela mesma situação quando tentei instalar no ubuntu. Como meus conhecimentos são limitados, concluí que seja por alguma versão do apache ou do php o problema. Eu sugiro que instale o DEBIAN e rode por ele, pois é como eu monto meus ambientes para testes e desenvolvimento. Uso o virtual box e o vmware player, ambos funcionam.
  • @thiagoaomorais não estão carregando a página corretamente por causa do caminho /index.php/install, certo é apenas /install.

Vou montar uma máquina virtual para uso comercial, se tiver interesse pode me mandar uma mensagem privada.
  • Olá pessoal, obrigado pela atenção. @alessandrofalls

@rogeriolino, tentei este caminho "ipdoserver/novosga/public/install", mas me retorna o erro: 404 Not Found.

Como pode observar na imagem da tela que postei anteriormente (http://www.croif.com.br/tm/telageral.JPG). Na janela do terminal, dei um comando "ls" mostrando as pastas, e não existe a pasta /install para que o navegador acesse este caminho.

Provavelmente a empresa tem interesse em uma Vm pronta - Depois entro em contato em privado sobre.
    Mas realmente tenho interesse em aprender e a dominar a ferramenta. Para posteriormente contribuir no desenvolvimento. Gostaria de implementar alguns relatórios como o de produtividade de usuários (quanto cada user atendeu em quanto tempo, etc).

• thiagoaomoraisthiagoaomorais Entry Level
    edited October 2014
    @rogeriolino @alessandrofalls @dsilveste

Isso aí pessoal, obrigado pelo Suporte, me insentivaram a buscar as respostas, e realmente eram do Apache2.4, coisa simples, a grosso modo: Mudanças no caminho das pastas)

Criei um Server Ubuntu, atualizei até 14.04.1, segui o tutorial da versão novoSGA 1.1.4.
    http://doc.novosga.org/1.0/install.html#instalador-web

Neste momento, ao acessar através de seu navegador o endereço para o instaladorWeb do novoSGA, ele acusa o erro 404, pois não localiza os arquivos.

Resolvemos Através de:
    Mudanças de Configuração do Apache 2.4

1) A pasta de sites mudou:
    DE: "/var/www"
    PARA: "/var/www/html"
    (comando mv - mover a pasta "novosga" para este novo local)

2) O arquivo default.conf mudou o nome:
    DE: "sites-available/default.conf"
    PARA: "sites-available/000-default.conf"

3) Editei o arquivo acima "000-default.conf" através do nano
    $ sudo nano /etc/apache2/sites-available/000-default.confe

E adicione o seguinte bloco (sem as aspas dos caracteres "<" ">"):
    (Coloquei as aspas para que o post seja exibido quase corretamente)

"<"Directory /var/www/html/">"
    Require all granted
    AllowOverride All
    "<"/Directory">"

4) Refaça os comandos com as mudanças de caminho:
    $ sudo chown www-data:www-data /var/www/html/novosga
    $ sudo a2enmod rewrite
    $ sudo /etc/init.d/apache2 restart

5) Acesse o instalador através do endereço normal no navegador:
    ipdoserver/novosga/public/

PRONTO, até aqui está tudo preparado para começar a instalaçãoWeb do novoSGA
  • Parei novamente.. Estava tão animado.. =(

Realizei os seguintes comandos no terminal:
    sudo su - postgres
    createuser -d -R -S -P novosga
    createdb -O novosga novosga
    exit

preenchi no instalador da seguinte forma:
    HOST: 192.168.111.130
    PORTA: 5432
    USUÁRIO: novosga
    SENHA: ****
    DATABASE: novosga

Mas o teste me retorna:
    SQLSTATE[08006] [7] could not connect to server: Connection refused Is the server running on host "192.168.111.130" and accepting TCP/IP connections on port 5432?

Faltou alguma coisa?
  • @thiagoaomorais por padrão o Postgresql só escuta localhost, para conectar via outra máquina você terá que configurar isso.

http://www.cyberciti.biz/tips/postgres-allow-remote-access-tcp-connection.html
  • @rogeriolino, consegui resolver, liberando o acesso da rede para o PostgreSql e consegui finalizar a instalação. Ficou Jóia.

Só não entendi o seguinte, e também não achei como corrigir isto:
    Como já dito, fiz tudo isso em uma VM, e por descuido não dei importância as configurações de rede dessa VM, acabou que ela ficou em uma outra faixa de IP que não pode ser vista por outros computadores.

Reconfigurei a rede da VM para a mesma faixa, mas com isso o server parou de funcionar, ele só funciona se eu voltar para o IP antigo.

Exemplo:
    UbuntuServer IP: 192.168.111.130 (Funcionando no PC local que contém a VM e Invisível para outros da rede)
    Rede: 192.168.1.xxx

Altero IP do UbuntuServer para: 192.168.1.6 (O server apache parece não funcionar, mas a máquina responde ping em outros PCs)

Existe alguma configuração que tenho q avisar ao Apache que mudei o ip do servidor em que ele está instalado?
  • philippiphilippi Entry Level
    @thiagoaomorais

O apache funciona, mas aparece algum erro? Ou somente aparece o erro 404. Você configurou algum IP ou somente localhost? Dá uma olhada no arquivo de configuração em /var/www/html/novosga/config
  • Olá @philippi
    O apache não me retorna nenhum erro, nem o 404.
    O navegador simplesmente não encontra o server, mas as máquinas conseguem pingar o ip do ubuntu.

Basta voltar para o IP antigo que o navegador volta a encontrar o server.
  • @thiagoaomorais não poderei lhe ajudar por aqui porque essa dúvida já é específica sobre a implantação do sistema.
  • Tudo bem @rogeriolino.
    Já havia contornado este problema refazendo a VM, tudo do início.
    Porém não descobri a causa para poder compartilhar com os colegas.
  • Permissões de acesso na pasta e arquivos! Certeza!
This discussion has been closed.